23 setembro, 2021

[Causo] Joventino Feitosa - por Fernando Florêncio



Após o jantar, aquele homem enorme, Joventino Feitosa, devia medir mais de dois metros de altura, sentava-se no banco da Praça Padre Leão, defronte a sua venda, dobrava as pernas, uma de cada vez, apoiava o calcanhar no banco e começava a coçar frieiras, dizia ele.

Era bom papo. Um vozeirão inconfundível e excelente contador de estórias. Ficava ali até as luzes piscarem pela terceira vez. Era Barnabé dando o sinal de que iria desligar o gerador, apagando as luzes da cidade. Era perto das 22 horas. Quando a lua era cheia, o papo se alongava.

Uma das características de Joventino, é que invariavelmente, só andava de chinelos. Chinelos grandes. Devia calçar de 45 pra cima.

A galera dizia que Joventino só calçara sapatos para casar. E de quatro em quatro anos quando havia eleições.

Comerciante, Joventino tinha uma das melhores e mais sortidas Bodegas da cidade. Depois da de Sêo João Miro, que agregava também uma padaria. Era a melhor do quadro, como se chamava o centro comercial de Custódia. Nos dias de feira, a freguesia era grande. Se fosse hoje, seria um Bazar. Tinha de tudo.

Entre muitas mercadorias que Joventino vendia, tinha um produto químico que chamava-se BENZOCREOL, era um larvicida muito usado na cura de bicheiras e também excelente no tratamento de animais com infestação de carrapatos.

Não precisa falar do sucesso do produto. Poderia faltar na bodega de Joventino até Ceará (carne sêca) mas Benzocreol, nunca.

Pedir o produto pelo nome certo, em algumas situações era difícil, porque depois de algumas lapadas da “branquinha” dava um branco na cabeça da matutada e esqueciam o nome do Benzocreol.

Os matutos encostavam no balcão e pediam: Sêo Joventino, ainda tem REMÉDIO para carrapato??? Se tiver me dê um vidro.

Joventino, só de sacanagem devolvia a pergunta:

ÊLE ESTÁ SENTINDO O QUÊ, MEU FREGUÊS ????
 
 

Fernando Florêncio
Ilhéus/BA

Um comentário:

  1. Rapaz eu me lembro muito bem de Sr. Joventino, gostava de jogar no bicho, era só contar um sonho lá ia ele decifrar e jogar. Adorava dançar, quantas risadas dava com ele contando seus causos, além da lembrança dele aprendendo a dirigir o Fusca ,quando só andava de 1 pra não errar a marcha😂😂

    ResponderExcluir