08 junho, 2023

José Leite Duarte - "Rocky Lane"


José Leite Duarte o Rocky Lane. Quem mora ou nasceu na cidade conhecia Rocky Lane por sua paixão pelo cinema, advinda desde a época em que trabalhou no extinto Cinema Bandeirante. Um grande cinéfilo de memória privilegiada que resgatou recentemente em um livro intitulado "História do Cinema Bandeirante".

Atualmente, Rocky Lane tinha um espaço no Jornal de Arcoverde onde escrevia sobre a sua maior paixão o cinema e por vezes sobre a maior saudade: o Cinema Bandeirante.

No livro lançado em dezembro do ano passado escreveu que a saudade mata a gente. Saudade é o que vai ficar a todos e a cada um que o conhecia e admirava.

Nascido na cidade de Custódia, no ano de 1933, José Leite Duarte, mudou-se para Arcoverde ainda jovem, tendo o seu primeiro emprego no Serviço de Auto Falantes Bandeirante, difusora pioneira na cidade. Apaixonado pelo cinema, veio a trabalhar e até residir no Cinema Bandeirante, quando incorpora o personagem do cowboy do cinema americano Rocky Lane, marca que não mais o deixou.

Figura por todos adorada, Rocky lançou no final de 2010 o Livro “História do Cinema Bandeirante”, no qual é narrada a trajetória do Cinema da Praça da Bandeira, desde a iniciativa dos Irmãos Moraes, que construíram a sala de espetáculos, até o seu final melancólico.

Fica para nós a imagem do eterno cowboy, que soube escrever um dos mais interessantes roteiros registrados nessa terra, a sua história.

Fonte: Arcoverde e Cia.
Enviado por: José Soares de Melo

5 comentários:

  1. Rocki Lane.
    Conheci-o de perto.Quando vinha a Custódia para visitar os pais, Abilio Duarte e Da Jovina, estava sempre vestido a caráter.Botas de meio salto,calças justas e por sobre a camisa,(sempre de mangas compridas) um colete de couro com a parte de baixo toda desfiada em tiras.
    Andava sempre com o corpo malemolentemente balançando, com os braços abertos na altura dos quadris, as mãos crispadas, como se fosse sacar a qualquer momento, os dois "smith weston de canos longos" dos coldres imaginários.
    O chapeu, este mesmo da foto.
    Sou solidário nesta perda de mais uma referência histórica da nossa terra.
    Aos Duartes vivos, minha solidariedade.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Paulo, Uma Linda Publicação!

    Ao ler agora e fiquei emocionada e as lágrimas ao cair,

    e sem dúvida é o Nosso grande Orgulho e do meu saudoso Tio,
    ele fez acontecer com a sua própria história de vida.

    Rocky Lane...
    um VIDA em fatos reais?

    e um livro baseado em fatos reais mesmo?

    Dedicou-se aos seus projetos, seus sonhos

    e teve uma história de vida gloriosa!

    e como dia:
    Não espere que outros sejam heróis na sua história de vida, seja ...

    PS: PARABÉNS AO AUTOR

    ResponderExcluir
  3. Um homem de sabedoria incontestável, de estilo próprio, de grande visão, de uma paixão pelo cinema e pelas artes. Quando eu era criança, tinha muito medo dele, pelo fato de ser um homem muito alto (que é de família mesmo), galegão, que falava grosso e alto e que fumava muito, muito mesmo... rs Quando cresci, cheguei a ter uma prosa legal com ele, em que ele me relatou "sua experiência de vida".

    Com certeza, um homem muito sábio, meu tio que pouco tive contato, mas que muito gostava, pelas histórias que me contavam sobre o tal do "Rock Lane"...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Esse blog é uma beleza! Que bela história do passado da nossa querida Custódia. Valeu amigo Paulo estás de parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Que bom vê sua história contada do nosso inesquecível Zezito, como assim carinhosamente o chamava,meu primo por consideração como sempre o dizia, uma pessoa inteligente, sábia, de um coração grande,visitei por algumas vezes em Arcoverde com minha prima Josamira Duarte,lembro que ele sempre tinha muitas histórias a contar,algumas com lágrimas nos olhos,lágrimas de saudades….Sempre o admirei por sua elegância autêntica,sua sensibilidade em falar da família e sua capacidade de enxergar a vida com leveza. Foi um homem bastante prestigiado pelos Arcoverdenses,especialmente os estudantes da Faculdade,AESA ,entre outras entidades .Deixo aqui registrado também a minha admiração,a saudade e o respeito por toda sua tragetória de vida!! Sua prima por consideração rs..Fátima Figueiredo.

    ResponderExcluir