20 julho, 2022

Senhoritas da Sociedade de Custódia (1938)



Folheando o álbum de fotografias de minha mãe verifiquei que uma foto definia bem a juventude feminina de Custódia em determinado tempo (1938). Na foto estão minha mãe, Jandira Farias, então com 20 anos, suas duas outras irmãs Alzira e Ozanira, ambas mais jovens que minha mãe e ambas infelizmente já falecidas, e outras amigas. 

Pedi a minha mãe se era possível ela identificar as amigas. Ela conseguiu identificar algumas apenas pelo primeiro nome, não se recordando dos sobrenomes ou de qual família eram e não se recordando nem do nome de outras. Minha mãe, hoje com quase 93 anos, tem sérios problemas de memória e também para todos nós, quando a convivência se acaba é natural que acabemos nos esquecendo daquelas pessoas que não foram tão presentes na nossa intimidade. 

Segue anexo a foto e aqui estão os nomes das senhoritas que representavam a "fina flor" da sociedade Custodiense na época, 1938. As que minha mãe não lembrou o nome colocarei uma "?".

Em pé: 1- "?" - 2-Jandira Farias - 3- Renilde - 4- "?" - 5- Rosa Góes - 6-Iracy - 7- Auta.
Sentadas: 1- "?" - 2- Nazaré - 3- Alzira Farias - 4-Joanita - 5- Ozanira Farias - 6- Antônia (filha de sêo Duda do banheiro).

Ainda :Marieta Severo, Dulcilia Florencio, Neuza Gonçaves, Neide Campos, Don Don Pires, Anunciada Cota, Eliza Beltrão...(quem souber a posição delas na foto, nos informar.)
Creio que seria interessante publicar a foto no blog e talvez receber mensagens de alguém que identificasse as que minha mãe não conseguiu.

Abraços

Jailson Vital

2 comentários:

  1. Nesta galera de 38, devem estar entre as não identificadas:
    Marieta Severo, Dulcilia Florencio, Neuza Gonçaves, Neide Campos, Don Don Pires, Anunciada Cota, Eliza Beltrão...vamos pesquisar.
    Fernando Florencio.
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Galera de 38. A primeira que está sentada, é a mãe de Miguel Rabelo, Paulo Rabelo. Abraços, Jorge Remígio

    ResponderExcluir