13 de março de 2013

Recordações de Custódia - por Vanuzia Bezerra

Vanuzia Bezerra

Desde a Grécia antiga o conceito de cidadania esta presente em nossa cultura. Cidadão é aquele que ama e respeita sua cidade, acreditando e exercendo seu papel para a construção de uma sociedade melhor.

O público Custodiense está de parabéns! O blog "Custódia Terra Querida", desperta consciências, povoando espaços, aparentemente vazios, de décadas passadas.

Falo de tempos difíceis, sim! Porém, vividos com solidariedade e compreensão. Dávamos os primeiros passos rumo à democracia, e à construção da linda história dos conterrâneos custodienses.

Parabéns à Zezita Queiróz pela iniciativa do registro da história para as futuras gerações custodienses.

CLRC (CENTRO LÍTERO RECREATIVO DE CUSTÓDIA)


Em meados dos anos 60, nós, a juventude da época, e nossos contemporâneos, que já não eram tão jovens, porém, com a mesma disposição, fomos à luta. Contando com a participação de todos e unidos pelo mesmo propósito, saímos por todo o comércio das cidades vizinhas para pedir suas colaborações para a construção do nosso Clube.

Eis que, após tanta luta, é inaugurado o nosso "Centro Lítero Recreativo de Custódia" e, tem em sua presidência, Zezita e Djalma.

Nos anos de 1969 e 1970, com nosso clube em plena atividade, tínhamos, constantemente, eventos como: "Uma Noite Nipônica", "Uma Noite na Espanha", "Desfiles Carnavalescos", "Festas Juninas: Santo Antônio, São João e São Pedro", entre tantas outras festas do Folclore, etc.,

Nossa, quantas saudades! O Centro Lítero Recreativo de Custódia está lindo!

O resgate do passado traz um futuro previsível, pois, vendo o Bloco carnavalesco Velha Guarda - Vida Nova de Pesqueira, onde seus integrantes, ao mesmo tempo que buscam o lazer, promovem a cultura, o conhecimento e a preservação das tradições, dando exemplos para todo o mundo que vive constantemente em conflitos e guerras. 


FESTAS DO CENTRO LÍTERO RECREATIVO (1969 - 1970)

UMA NOITE NIPÔNICA"

 Á esquerda: Vanuzia, ao meio: Zezita Queiróz e à direita: Ivanuzia.

"CASAMENTO MATUTO"

Zezita; Mãe da Noiva: Vanuzia; Pai da noiva: Zé da Sorte; Noivo: Joãozinho de Abilio; Mariinha e a Noiva: Lirio.


"GINÁSIO MUNICIPAL PADRE LEÃO"

Desfile de 07/09/1969 - Na primeira foto: Joselita e Vanuzia; 
Na segunda foto: Vanuzia.

CARNAVAL DE 1969

Carnaval de 1969, tema do ano: "Carcára". 
Na foto: Luciene (Sobrinha de Xandinha), Feitosa e Vanuzia.

Agradeço em especial a você Paulo, por sua "Super - Visão" e habilidade no trato das relações humanas, com pessoas nascidas em diferentes épocas.

É preciso que a sociedade atual, que têm tantas possibilidades, continue acreditando na política, como a arte de fazer o bem!

Vinte e nove de maio de dois mil e nove, por: Vanuzia Maria Bezerra Ribeiro.


Um comentário:

  1. Feitosinha. Uma delícia de criança.Por onde andará o Feitoza adulto?. Tenho gratas lembranças desta família. Amicíssima da nossa. Dona Laura de Zé Daniel e Da. Maria de seu Anfilófio, quando se encontravam rolavam altos papos.Lozinho, partiu pru andar de cima, Tadeu, apaixonado por caminhão nunca mais tive notícias,Fernando, consta que é médico radicado em Serra Talhada. Célia, dedicada esposa do Tadeu.E Maristela.Cadê?
    Gente bonita. Caboclismo puro-sangue, nordestinos natos.
    Fernando Florêncio
    Ilhéus/Ba

    ResponderExcluir