22 julho, 2013

Praça Padre Leão recebeu 2ª Amostra Cine Mandacaru


por Paulo Peterson

Mais uma vez a Praça Padre Leão foi palco do Projeto Cine Mandacaru. Na última sexta feira (dia 19), foi apresentado a 2ª Amostra Cine Mandacaru. A programação contou com a exibição de uma série de sete curtas, produzidos nas oficinas do projeto, cada com um em média com até 3 minutos de duração.


Antes da exibição dos principais curtas da noite, o público presente acompanhou atentamente o documentário Chiclete o Corredor Custodiense na São Silvestre, criação de Django Júnior. Conhecido já por boa parte da população que usa internet, o documentário acertou em cheio ter sua exibição durante amostra, grande parte do público que não conhecia a saga desse corredor custodiense, pode conhecer sua batalha diária para realizar seus objetivos, e claro se tornar um grande esportista nacional.

Seguindo a ideia original do projeto, que é levar aos jovens da cidade o universo do cinema, promovendo dessa forma, um dialogo com a cultura local. Após meses de oficinas, o evento serviu como culminância do material criado pelos alunos, levando dessa forma ao público através da sétima arte, com pessoas e grupos que colaboram para a valorização da memória cultural do município.
O primeiro curta da noite, sobre Divom Amorim, uma referência na cidade quando se trata de assuntos relacionados a vaquejadas, aboio, toada e pega de boi. Vale salientar que o mesmo, já participou de um filme, em O Milagre de Santa Luzia, do sanfoneiro Dominguinhos. O relojoeiro e sanfoneiro nas horas vagas Eduardo, falou um pouco da sua profissão e do prazer que tem em tocar uma sanfona.



Terceiro curta da noite, foi com José Adenilton, além da película, o artista plástico mostrou seus dotes, pintando uma tela ao vivo sob olhares atentos do público presente. Depois a vez foi do conceituado grupo de danças Luar do Sertão. Grupo com 11 anos de estrada.



Um dos mais antigos batalhadores da cultura local não foi esquecido, o maestro Galdino fez parte da amostra, após exibição do curta, apresentou com seus alunos um número musical. O prefeito do município, Dr. Luiz Carlos Gaudêncio entregou simbolicamente aos alunos do projeto um troféu, confeccionado pelo artista de rua Maurílio Lins. Também personagem da amostra, falando um pouco do seu trabalho.


A zona rural de nosso município teve seus representantes, com o Samba de Coco quilombo do Bueno Aires, e com o senhor Manoel Padeiro, mostra a arte dos bacamarteiros, do qual é velho defensor desta cultura há bastante tempo.

O último curta da noite, foi sobre o Blog Custódia Terra Querida, onde comentei um pouco sobre história da cidade, como criei o site, quais influências e necessidades me fizeram criar esta ferramenta há 6 anos atrás.






Esperamos que Projeto Cine Mandacaru continue produzindo e exibindo filmes na rua para a população possibilitando acesso à cultura cinematográfica produzida em Custódia e em Pernambuco. 

O evento foi realizado com apoio da FUNARTE, Ministério da Cultura, Governo Federal. 



Idealização: Pedro Alcântara (Diretor da Casa da Juventude)
Facilitadores: Kel Baster, Pablo Murilo e Kilma Russana
Apoio: Prefeitura de Custódia.
Fotos não creditadas: Ascom PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário